Prolongamento
Ana Gomes desafia justiça a tirar "bom partido" do "manancial" de Rui Pinto
2020-04-13 10:15:00
Antiga eurodeputada destaca momento em que é "importante lutar contra as desigualdades"

A antiga eurodeputada Ana Gomes detalhou aquilo que espera que aconteça quando diz que poderá surgir um 'verdadeiro Portugal Leaks' à conta de revelações que Rui Pinto possa passar para as autoridades.

Agora que o detido aceitou colaborar com a justiça nacional, Ana Gomes sublinha que pretende que "as autoridades portuguesas tirem bom partido do extraordinário apoio que podem ter de uma pessoa como Rui Pinto".

A ex-eurodeputada, que tem sido um dos rostos nacionais e internacionais de defesa pública de Rui Pinto, destaca o "manancial de informação que ele tem".

Além disso, Ana Gomes sublinha que a informação que Rui Pinto conseguiu reunir poderá ser útil a Portugal "num momento em que o mais importante é lutar contra as desigualdades".

No espaço de comentário que tem na 'SIC Notícias', Ana Gomes defendeu ainda que essa situação também passa por "combater a corrupção cá e a que afeta outros países e que passa pelo branquamento de capitais".

Ana Gomes, que já tinha reagido à nova medida de coação aplicada ao hacker, espera que a ajuda de Rui Pinto possa permitir às autoridades diminuir a "corrupção" que "tantos danos" tem feito a Portugal.

O criador do 'Football Leaks' e autor das revelações do 'Luanda Leaks' foi colocado na semana passada em prisão domiciliária, em habitações disponibilizadas pela Polícia Judiciária (PJ) e sem acesso à internet.

No despacho da juíza de instrução criminal Cláudia Pina foi justificado que o arguido apresenta “agora um sentido crítico e uma disponibilidade para colaborar com a justiça”.

Na posse da investigação estão agora dez discos rígidos encriptados por Rui Pinto e aos quais a PJ tenta aceder.

Depois de ter sido detido na Hungria e enviado para Portugal, ao abrigo de um mandado de detenção europeu, Rui Pinto passou a ser uma das figuras centrais dos processos judiciais mais mediáticos no país.