Portugal
Rui Costa explica "filosofia" do scouting do Benfica
2019-11-13 20:55:00
"Sistema leva a que estejamos conscientes de que um determinado jogador é o melhor a contratar"

Rui Costa passou hoje pelo World Scouting Congress para explicar a "filosofia" do scouting do Benfica, mostrando como a prospeção e seleção de jogadores pode "facilitar o trabalho do treinador".

Os encarnados apostam numa "boa equipa interna" que gere muitos colaboradores "um pouco por todo o mundo".

Essa equipa interna, "dividida por várias áreas", faz uma triagem que reduz a informação a passar ao treinador.

"A cada dia chegam centenas de perfis de jogadores. O nosso trabalho é facilitar o trabalho do treinador que não tem tempo para analisar tantos perfis", salientou.

"Este núcleo muito estreito pode ajudar muito a decidir que jogadores contratar. Nós temos um sistema que nos leva a que estejamos conscientes de que um determinado jogador é o melhor a contratar para o Benfica", insistiu Rui Costa.

O administrador da SAD do Benfica falou também de como o scouting atua em mercados difíceis, como o inglês, onde a Liga portuguesa tem de ser apresentada como "um trampolim".

"Temos é de saber aproveitá-lo enquanto está cá", reforçou.

O scouting do Benfica não acompanha só o futebol profissional, pois estão sempre "muito atento" aos jogadores mais jovens.

"Por vezes, estamos a falar de jogadores em idades onde têm tudo para dar grandes jogadores, mas há uma série de factores que podem conduzir ao sucesso ou não. Há todo um perfil mental", concluiu Rui Costa.