Portugal
Paços de Ferreira vence em Tondela e dá passo importante rumo à manutenção
2020-06-24 21:10:00
Douglas Tanque em destaque com um bis

Um bis de Douglas Tanque e um autogolo de Yohan Tavares deram hoje a vitória ao Paços de Ferreira por 3-1, no Estádio João Cardoso, em Tondela, em jogo da 28.ª jornada da I Liga.

Os golos de Douglas Tanque, aos 10 e 45 minutos, e um desvio infeliz de Yohan Tavares na segunda metade do jogo, garantiram hoje a subida na tabela classificativa do Paços de Ferreira, que se distancia desta forma da ‘linha vermelha’.

O marcador foi inaugurado aos 10 minutos, num lance de Douglas Tanque, que aproveitou a aproximação de Cláudio Ramos para marcar o tento, isto dois minutos depois de um remate de Luiz Carlos ter passado ao lado do poste direito do guardião, na sequência de um canto a favor do Paços de Ferreira.

O Tondela tentou reagir, quase de imediato, com Ronan a tentar, sem sucesso, inaugurar a baliza de Ricardo Ribeiro, que contou sempre com a sua ala defensiva para assegurar que a bola se mantinha longe da sua grande área.

O Paços de Ferreira manteve a pressão no adversário e manteve o jogo, durante a primeira parte, no seu meio campo e, aos 27 minutos, foi Estáquio que fez um remate perigoso, que passou junto do poste da baliza de Cláudio Ramos.

A ofensiva dos visitantes deu frutos, novamente, aos 45 minutos, mais uma vez pelo pé de Douglas Tanque, desta feita num remate junto da entrada da grande área do guarda-redes auriverde.

Na segunda parte, o Tondela chegou com outra dinâmica e Ricardo Valente, que entrou ao intervalo, criou o primeiro momento perigoso, aos 49 minutos, com um remate junto ao poste direito de Ricardo Ribeiro.

Aos 56 minutos, foi Richard Rodrigues a desperdiçar a oportunidade de diminuir a desvantagem no marcador, ao receber a bola de uma recarga de Ronan, mas a fazer passar a bola rente ao poste direito.

Numa segunda parte mais equilibrada, o Paços de Ferreira não abrandou o ritmo e, aos 68 minutos, a bola voltou a entrar na baliza de Cláudio Ramos, que ainda lhe tocou com as mãos, mas sem a conseguir segurar: na sequência de um canto, Philipe Sampaio cortou a bola de Pedrinho, que acabou por ressaltar em Yohan Tavares e entrar na baliza beirã.

Dois minutos depois (70), Deni Jr isolado atirou ao poste direito da baliza de Cláudio Ramos e repetiu ao feito três minutos depois, mas desta vez o guardião auriverde segurou a bola.

Aos 88 minutos, o Tondela diminuiu a diferença no marcador, com João Pedro a marcar uma grande penalidade, assinalada por falta de Jorge Silva.

O Paços de Ferreira com esta vitória ultrapassa o Tondela, subindo assim para o 12º lugar, com, 31 pontos, deixando para trás a equipa beirã, que ocupa o 15º lugar, com 29 pontos, na tabela classificativa do campeonato da I Liga.

Jogo disputado no Estádio João Cardoso, em Tondela.

Tondela – Paços de Ferreira, 1-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Dougas Tanque, 10 minutos.

0-2, Dougas Tanque, 45

0-3, Yohan Tavares, 68 (autogolo)

1-3, João Pedro, 88 (grande penalidade) 

Equipas:

Tondela: Cláudio Ramos, Petkovic (Valente, 46), Philipe Sampaio, Yohan Tavares (Ricardo Alves, 76), Filipe Ferreira, Jhon Murillo, João Pedro, Pepelu, Pité (Ruben Fonseca, 65), Richard Rodrigues (Jonathan Toro, 64) e Ronan (Xavier, 76).

(Suplentes: Babacar Niasse, Ricardo Alves, Jaquité, João Reis, Tiago, Xavier, Valente, Jonathan Toro e Ruben Fonseca).

Paços de Ferreira: Ricardo Ribeiro, Jorge Silva (Marco Baixinho, 89), Maracás, Marcelo, Oleg, Pedrinho (Bruno Santos, 89), Luiz Carlos, Eustáquio, Hélder Ferreira (Zé Uilton, 46), João Amaral (Vasco Rocha, 71) e Douglas Tanque (Deni Jr, 63).

(Suplentes: Marco Ribeiro, Bruno Santos, Marco Baixinho, André Micael, Bruno Teles, Vasco Rocha, Zé Uilton, Deni Jr e Welthon).

Treinador: Pepa.

Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Douglas Tanque (62 minutos), para Marcelo (72), para João Pedro (82), Jorge Silva (87), Jonathan Toro (90) e Pepelu (90+3).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido a pandemia de covid-19.