Portugal
Liga chama FC Porto, Boavista e Rui Moreira de urgência para reunião
2020-06-19 12:45:00
Duelo está agendado para a noite dos tradicionais festejos de São João

A Liga convocou uma reunião com caráter de urgência para hoje, a partir das 15h30, para debater se existem condições de segurança para a realização do dérbi do Porto na noite de São João. 

O organismo liderado por Pedro Proença quer conversar com os clubes envolvidos, a PSP e a autarquia portuense, isto numa altura em que o jogo tem motivado pedidos de adiamento por estar agendado para uma noite em que os portuenses costumam sair às ruas para festejarem o São João.

Em tempo de pandemia, e com a rivalidade sempre presente entre boavisteiros e portistas, Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues, presidentes das câmaras de Porto e Vila Nova de Gaia, respetivamente, já pediram o adiamento do duelo.

"Não podendo tomar medidas acerca da realização de jogos de futebol ou do funcionamento de determinadas superfícies comerciais, as entidades presentes vão pedir ao Governo que as assuma também, para que a tentação de festejos na noite de São João não venha a comprometer os resultados muito positivos que a região e as duas cidades em particular têm conseguido na luta contra a covid-19", lia-se na publicação divulgada pelo Município do Porto.

Na ocasião, a câmara do Porto afirmou que era "parecer da PSP" que "o encontro [de futebol] poderá ser um foco de concentração indesejado de adeptos", razão pela qual é sugerido o seu adiamento.

“O encontro, que vai decorrer esta tarde, pelas 15h30, na sede da Liga, no Porto, tem como propósito garantir que toda a operação de segurança decorrerá dentro da normalidade necessária para que o jogo se realize na data previamente agendada”, afirmou o organismo que rege as competições profissionais de futebol em Portugal.

O FC Porto já reagiu a estes pedidos e estranhou o "drama" que se está a fazer neste caso, lembrando que em Lisboa se realizou um Sporting-Paços de Ferreira em vésperas de Santo António.

O dérbi concelhio FC Porto-Boavista, a contar para a 28.ª jornada da I Liga, está marcado para o Estádio do Dragão, às 21h15 de terça-feira, dia 23 de junho, noite tradicionalmente ligada às comemorações do São João nas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.

O FC Porto divide com o campeão Benfica a liderança da I Liga, com os mesmos 64 pontos, mas com vantagem no confronto direto com os ‘encarnados’, enquanto o Boavista segue no oitavo lugar, com 35.