Portugal
FC Porto regressa aos triunfos e volta a ficar a sete pontos do Benfica
2020-01-28 22:10:00
Vitória por 2-1 sobre um Gil Vicente que esteve em vantagem no Dragão

O FC Porto derrotou esta noite o Gil Vicente por 2-1, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 18.ª jornada da I Liga.

Os golos foram apontados por Sandro Lima, aos 45, Marcano, aos 45+2, e Sérgio Oliveira, aos 57.

Os dragões começaram afoitos, cientes da necessidade de reduzir a distância para o Benfica, que nesta jornada se tinha colocado dez pontos à frente.

Só que a turma de Barcelos apresentou-se organizada e disposta a repetir a ‘gracinha’ da primeira volta, quando ganhou por 2-1, em agosto de 2019.

Foi preciso esperar meia hora para o primeiro lance de (relativo) susto para a baliza gilista, num remate de bem longe de Romário Baró.

Seis minutos volvidos, Marchesín ‘entrou’ na partida, pondo termo a uma investida de Sandro Lima. Pouco depois, respondeu Alex Telles, com um remate forte.

Quando já se esperava o descanso, marcou o Gil Vicente. A vantagem durou dois minutos, com Marcano a repor a igualdade ao intervalo.

No reatamento, o FC Porto voltou a entrar mais pressionante, mas novamente sem criatividade. Valeu a inspiração de Sérgio Oliveira, que aos 56, solicitado por Baró, remata em arco, colocando os dragões em vantagem.

O 2-1 aliviou a formação azul e branca, menos precipitada no passe. Com mais espaço, Romário Baró e Soares causaram calafrios à defensiva gilista.

A missão do Gil Vicente ficou ainda mais complicada aos 71, quando João Afonso foi expulso, por acumulação de amarelos.

Até ao final, o FC Porto ‘controlou as operações’, procurando recuperar o ânimo depois das duas derrotas com o SC Braga (para o campeonato e a Taça da Liga) e voltando a ficar a sete pontos do Benfica, que no domingo tinha triunfado por 2-0 na visita ao Paços de Ferreira.

Crónica no Bancada dentro de alguns minutos.