Portugal
"É importante os senhores dirigentes desportivos terem muito cuidado", diz Costa
2020-02-19 10:15:00
Primeiro-Ministro alerta para discurso dos dirigentes

António Costa mostra-se desagradado pela forma como a violência tem vindo a marcar a atualidade desportiva, em Portugal, e pede maior cuidado na utilização das palavras aos dirigentes.

"É importante os senhores dirigentes desportivos terem muito cuidado na forma como se dirigem, em geral e regularmente, aos seus adeptos e apoiantes", avisou o chefe do Governo, em declarações na Assembleia da República.

António Costa salientou ainda que "o desporto é uma atividade de paixão". E nesse sentido, deixa a recomendação.

"Se nós andamos a acender paixão, arriscamo-nos simplesmente a atear fogos que, depois, são muito difíceis de controlar", referiu António Costa.

O líder do Governo assegurou ainda que "há uma enorme irresponsabilidade na forma como o discurso de ódio e intolerância são muitas vezes implementados" e por isso recomenda aos clubes que sigam o que está já na lei.

"O que nós temos de fazer e o que os clubes têm de fazer é aquilo que está previsto na lei, que é haver programas concretos dirigidos aos associados e adeptos nas diferentes modalidades, para haver um combate ativo a todas as formas de violência e racismo".

Recentemente, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, disse que os fenómenos de violência associados ao desporto têm "visibilidade crescente" e que estão a ser discutidas medidas para os reduzir.

Por sua vez, o presidente da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), Rodrigo Cavaleiro, tem vindo a apelar aos presidentes dos clubes que falem "menos à emotividade dos adeptos".