Portugal
Benfica e FC Porto em mais um 'round' pela liderança do campeonato
2020-06-23 09:25:00
Na estrada do título, é proibido perder pontos. Águias e dragões têm cometido essa infração

Benfica e FC Porto vão discutir hoje a liderança da I Liga, com os encarnados a receberem o Santa Clara, enquanto o FC Porto joga em casa frente ao Boavista, em jogos da 28.ª jornada.

Com as duas equipas com os mesmos 64 pontos na liderança da prova, o Benfica é o primeiro a entrar em campo, pelas 19h15, no Estádio da Luz, em Lisboa, para receber os açorianos do Santa Clara, numa partida que será arbitrada por João Pinheiro, da associação de Braga.

Depois de quatro empates consecutivos, os ‘encarnados’ regressaram às vitórias na jornada passada, com um triunfo por 2-1 na visita ao Rio Ave, enquanto o Santa Clara não perde há quatro jogos [três empates e uma vitória] e está em nono lugar, com 35 pontos.

Mais tarde, pelas 21.15, é a vez de o FC Porto entrar em campo no dérbi da cidade do Porto frente ao Boavista, no Estádio do Dragão e vai arbitrado por Artur Soares Dias, também da associação portuense.

Os ‘dragões’, que na última jornada empataram na visita ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves (0-0), vão procurar regressar às vitórias frente a um Boavista que vem de dois triunfos consecutivos, com Sporting de Braga e Vitória de Setúbal.

O Benfica divide a liderança do campeonato com o FC Porto, por ter melhor diferença de golos - fator de desempate usado até à penúltima jornada -, mas, no fim da prova, em caso de igualdade pontual, os ‘dragões’ prevalecem, face à vantagem no confronto direto [2-0 na Luz e 3-2 no Dragão].

No outro jogo do dia, o Vitória de Setúbal, que não vence há nove jogos e está em 12.º, com 30 pontos, vai receber o Rio Ave, que é sexto, com 41 pontos, e está na luta por um lugar nas competições europeias.

Na abertura da jornada, no domingo, o Gil Vicente derrotou o lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0, enquanto, na segunda-feira, o Portimonense venceu na receção ao Marítimo por 3-2.

Programa e resultados da 28.ª jornada:

- Domingo, 21 de junho:
Gil Vicente-Desportivo das Aves, 3-0

- Segunda-feira, 22 de junho:
Portimonense-Marítimo, 3-2

- Terça-feira, 23 de junho:
Vitória de Setúbal-Rio Ave, 19h00
Benfica-Santa Clara, 19h15
FC Porto – Boavista, 21h15

- Quarta-feira, 24 de junho:
Tondela-Paços de Ferreira, 19h00
Moreirense-Famalicão, 21h15

- Quinta-feira, 25 de junho:
SC Braga-Vitória de Guimarães, 21h00

- Sexta-feira, 26 de junho:
Belenenses SAD-Sporting, 19h15 (Cidade do Futebol)