Grande Futebol
“Não fazia ideia do que o Ricardo estava a fazer…”, recorda Luiz Felipe Scolari
2020-03-30 21:20:00
O ex-selecionador de Portugal recordou o jogo contra Inglaterra

O antigo selecionador da Seleção Nacional, Luiz Filipe Scolari, recordou o jogo do Euro2004 entre Portugal e Inglaterra, referente aos quartos-de-final da competição.

Em entrevista ao jornal ‘The Guardian’, o treinador de 71 anos falou do momento em que Ricardo, guarda-redes titular da seleção, defendeu o penálti de Vassell… sem luvas, dando, na grande penalidade a seguir, a passagem de Portugal para as meias-finais do Europeu.

“Não fazia ideia do que é o Ricardo estava a fazer. Não percebi e toda a gente no banco estava perplexa. Não sei se foi alguma coisa para mexer com a cabeça do adversário, ou um feeling que ele teve. Mas tirou as luvas, defendeu um penálti e ainda foi marcar o penálti da vitória”, afirmou Scolari.

“Às vezes como treinador tens de deixar os jogadores tomar decisões”, acrescentou.

O técnico brasileiro relembrou o encontro dos quartos-de-final do Mundial2006, realizado na Alemanha, contra a Inglaterra, numa altura em que a Federação Inglesa de Futebol (FA) contactou o selecionador para treinar a seleção inglesa.

“Abordaram-me para assinar contrato antes do Mundial2006, mas recusei. Ia ser uma situação estranha para mim. Era o selecionador de Portugal, mas tinha contrato assinado com outro país. Não era o correto”, comentou.

Luiz Felipe Scolari ficou no comando de Portugal até ao Euro2008, no qual foi eliminada nos quartos-de-final pela Alemanha, por 3-2. Após a competição, o brasileiro assinou pelo Chelsea, onde não completou a temporada 2008/2009.