Grande Futebol
Liverpool será campeão "de uma forma ou de outra", garante presidente da UEFA
2020-04-07 12:15:00
Ceferin diz ainda não ter fórmula para os restantes campeonatos

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, reitera ter a esperança de que os campeonatos possam chegar ao fim e possam, deste modo, ser encontrados os campeões em campo. Ainda assim, o líder do organismo lembra que tudo depende as autoridades de saúde, sobretudo em países como Itália e Espanha.

"Estou otimista e confiante que ligas como a espanhola e a italiana vão ser disputadas até ao fim. Essa é a minha convicção, mas não posso prometer nada, pois tudo depende da situação sanitária dos respetivos países", afirmou o presidente da UEFA, em entrevista à revista 'Ekipa', da Eslovénia.

Quanto à questão do título inglês, Ceferin entende que o Liverpool acabará por ser o campeão seja no campo ou na secretaria.

"Não sei como podemos deixar o Liverpool sem o título. Se voltarmos a jogar, é certo que eles o vão conquistar", vaticina o máximo responsável pela UEFA.

Aleksander Ceferin sustenta ainda que "caso seja impossível voltar a jogar, será apropriado determinar os campeões dos respetivos países e oficializar esses resultados".

No caso dos 'reds', Ceferin compreende que os adeptos querem muito voltar a vencer um título que escapa há anos a fio.

"Sei que os adeptos do Liverpool podem ficar desapontados por conquistar o título à porta fechada ou na secretaria, mas vão ser campeões de uma forma ou de outra".

Questionado sobre qual o critério para atribuir campeões, Ceferin, que tem vindo a defender que o resulatado deve ser dado pelo relvado e não pela secretaria, admite ainda não ter uma fórmula.

"Não, ainda não temos, estou a falar hipoteticamente. Estamos a preparar-nos para tal cenário, mas não ainda com os detalhes".

Recentemente, a UEFA esclareceu que o presidente Aleksander Ceferin não deu datas limite para a conclusão das competições da época 2019/20.

A UEFA, a Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla inglesa) e a Associação de Ligas Europeias (EL) também emitiram uma carta conjunta onde é pedido às federações para que terminem os campeonatos em campo e sejam aí decididos os campeões, quem sobe, quem desce e as equipas apuradas para as provas europeias.

Devido à pandemia da Covid-19 na Europa, praticamente todos os campeonatos estão suspensos, não havendo uma data para o regresso dos mesmos.