Grande Futebol
Liga francesa vota contra a possibilidade de alargamento a 22 equipas
2020-06-19 15:00:00
Campeonato foi terminado na secretaria por conta da pandemia

A Liga francesa de futebol votou hoje pela manutenção do campeonato na próxima época com 20 equipas, apesar da recente decisão do Conselho de Estado francês de anular as despromoções de Amiens e Toulouse.

Devido à pandemia da covid-19, o campeonato, que tinha sido suspenso em março, foi cancelado em definitivo no final de abril com a atribuição do título ao Paris Saint-Germain e as descidas das equipas que ocupavam os dois últimos lugares.

Em comunicado, a Liga francesa informou hoje que 23 clubes votaram na continuidade de 20 equipas, numa votação com duas abstenções, e que ainda será levada na próxima terça-feira a assembleia-geral.

A votação acontece alguns dias depois de a mais alta instância jurídico-administrativa (o Conselho de Estado) ter mantido o cancelamento definitivo da Liga, mas suspendido as despromoções de Amiens e Toulouse.

O Conselho questionou a Liga para avaliar a possibilidade de existir na próxima época um campeonato alargado a 22 equipas, tendo em conta que Lorient e Lens foram após o cancelamento promovidos da Ligue 2.

Após consulta à Federação, a Liga reiterou não ser possível alargar a competição, não só por questões de saúde – com demasiados jogos em perspetiva -, mas também devido a contratos televisivos já assinados.

A liga, cuja época de 2020/21 tem início marcado para 23 de agosto, assinou um novo contrato de direitos televisivos, num acordo que é um novo recorde financeiro, estimado em 1.153 milhões de euros por ano.

Tags: