Grande Futebol
Liga francesa mantém 20 equipas, Amiens e Toulouse despromovidos
2020-06-23 13:45:00
Clubes votaram contra o aumento do primeiro escalão para 22 equipas

Amiens e Toulouse viram hoje confirmada a descida à segunda divisão francesa de futebol, após os clubes profissionais terem votado contra o aumento do primeiro escalão para 22 equipas, revelou a liga gaulesa.

Reunidos em assembleia-geral, em Paris, 74,49% dos clubes votaram contra o alargamento da competição, que permitiria a manutenção de Amiens e Toulouse, os dois últimos classificados quando foi interrompida em março e depois dada como finalizada prematuramente em abril, devido à pandemia da covid-19.

Logo numa decisão inicial da liga e da própria federação francesa, o Paris Saint-Germain foi declarado campeão e Amiens e Toulouse despromovidos.

Em comunicado, a liga francesa explicou que a maioria dos clubes votou contra a existência de 22 equipas devido ao impacto que teria na saúde dos jogadores, mas também ao nível financeiro, sobretudo na possível desvalorização dos direitos televisivos.

A liga, cuja época de 2020/21 tem início marcado para 23 de agosto, assinou um novo contrato de direitos televisivos, num acordo que é um novo recorde financeiro, estimado em 1.153 milhões de euros por ano.

Entretanto, o Amiens anunciou que vai recorrer novamente desta decisão para os tribunais administrativos.

A votação aconteceu algumas semanas depois de a mais alta instância jurídico-administrativa em França (o Conselho de Estado) ter mantido o cancelamento definitivo da Liga, mas suspendido as despromoções de Amiens e Toulouse.

Na altura, o Conselho questionou a Liga para avaliar a possibilidade de existir na próxima época um campeonato alargado a 22 equipas, tendo em conta que Lorient e Lens foram, após o cancelamento, promovidos da Ligue 2.