Fora da Bancada
UE aceita repto da ONU para liderar luta global contra a pandemia
2020-04-08 22:45:00
Alto Representante para a Política Externa e de Segurança deixou garantia a António Guterres

A União Europeia vai fazer tudo o que for possível para liderar a luta contra a pandemia da covid-19 a nível global, após o repto das Nações Unidas, anunciou hoje o vice-presidente da UE Josep Borrel.

O Alto Representante da UE para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, assumiu o compromisso num comunicado divulgado após a conversa por telefone que manteve hoje com o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres.

Josep Borrell respondeu afirmativamente ao apelo lançado por António Guterres, para que a UE assuma um papel de liderança a nível global, num comunicado em que destaca que o principal tema da conversa foi o “grande impacto global” da pandemia covid-19.

Os efeitos da pandemia nas zonas mais vulneráveis do mundo, foram também passados em revista, lê-se no comunicado.

Josep Borrell demonstrou a sua preocupação pelo impacto devastador que a pandemia pode ter no continente africano, acrescenta o comunicado.

O Alto Representante da UE expressou também o apoio dos 27 à resposta e plano de recuperação do secretário-geral das Nações Unidas para a covid-19.

Quer Josep Borrell quer Guterres concordaram que, em tempos de incerteza global, a parceria estratégica entre as duas organizações continua a ser mais importante e mais forte do que nunca, lê-se ainda na nota

As duas partes assinalaram também a necessidade de uma “coordenação forte” a nível global para uma estratégia de recuperação, para assegurar o final da pandemia e para conter os custos económicos da crise.

Tags: