Portugal
Casillas quer término das competições em finais de dezembro
2020-04-05 14:25:00
A proposta do espanhol contraria a sugestão defendida pela UEFA

O guarda-redes do FC Porto e candidato à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol, Iker Casillas sugere uma nova solução para o fim das competições.

Em publicação no Twitter, o espanhol propõe jogar os campeonatos e as competições europeias até ao fim do ano, uma ideia contrária à da UEFA, defendida no passado sábado por Ceferin, presidente do organismo.

Ao mesmo tempo, a solução proposta daria tempo aos clubes para prepararem o próximo mundial, que se realizará em 2022, no Catar.

“Como solucionar a questão das datas no futebol europeu? Anula-se a temporada? Disputa-se de acordo com o ano civil? Se tudo ficar bem em três ou quatro meses, pode-se jogar o que resta e colocar as finais de taças, assim como da Liga dos Campeões e Liga Europa em dezembro. O próximo Mundial será em novembro de 2022”, afirmou Casillas.

O presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, respondeu de pronto ao antigo guarda-redes, referindo que “estão assinaladas novas datas” que irão permitir que se conclua a época de 2019/20.

O dirigente justificou que adiar para o final e começar com um ano civil iria implicar “a perda de uma época”.

“O que aconteceria com os contratos televisivos, os dos jogadores, assinados por várias épocas e que supõem milhões de euros”, questionou o líder da Liga.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga de Clubes já seguiram as diretrizes da UEFA, ao quererem recomeçar as competições em maio para que as mesmas possam terminar, no mais tardar, até dia 3 de agosto.